Outras atividades de Inserção Social
2020
Outras atividades de Inserção Social de docentes,
discentes e Pós-Doutorandos.
Ana Flavia Popi
Projeto Ciranda – Projeto desenvolvido com os alunos de graduação do Curso de Biomedicina – são produzidos materiais digitais para divulgação de temas relacionados as diversas áreas de conhecimento do curso. As produções foram divulgadas em diversas contas de Instagram e YouTube, inclusive na página do Instagram do Programa.
Instagram do Programa de Pós Graduação em Microbiologia e Imunologia – divulgadas linhas de pesquisa, artigos científicos e outras notícias relacionadas (@microimunounifesp). A página tem participação dos alunos e docentes do Programa.
I Jornada da Biomedicina – evento on line realizado junto aos alunos do Curso de Biomedicina para apresentar a profissão e mercado de trabalho. (http://jornadabiomedunifesp.com)
Instagram Sabores do Nobel (@saboresdonobel), sobre os ganhadores do prêmio.
Anderson Messias Rodrigues
Atividade de extensão junto ao curso Biomédico da EPM-UNIFESP. Produção de material didático para a população com o tema “Esporotricose Zoonótica”. O material foi disponibilizado na página do Instagram @extensao.mip.unifesp (Disponível em: https://www.instagram.com/extensao.mip.unifesp/ )
Clara Lúcia Barbiéri Mestriner
Participação das atividades de Extensão do Curso de Biomedicina da EPM/UNIFESP “Aspectos gerais sobre doenças tropicais negligenciadas e emergentes” com o tema “Leishmaniose visceral”.
Participação em Projeto de Extensão – Atlas Virtual como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Parasitologia. A utilização do atlas visa à complementação de material didático para estudantes e profissionais da área de Parasitologia.
Daniela Santoro Rosa
Divulgação: Youtube; “Vacinas contra a COVID-19″; Daniela Santoro Rosa — Congresso Acadêmico UNIFESP Virtual 2020 – CIÊNCIA E UNIVERSIDADE: Transformações para a sociedade; Participante; Congresso; UNIFESP; 13-17/07/2020; Brasil; Virtual; Português;
Divulgação: Youtube; “A Ciência no Desenvolvimento da vacina contra a COVID-19″; Daniela Santoro Rosa.
Daniela Santoro Rosa; Dona Ciência No 18 – Título “Coronavírus”; Gibi; Extensão; Brasil; Português; Monica Levy Andersen –
Daniela Santoro Rosa; Dona Ciência No 25 – Título “Comissão de Ética no uso de Animais”; Gibi; Extensão; Brasil; Português; Monica Levy Andersen –
Daniela Santoro Rosa, artigo em jornal; “Por dentro de um laboratório de produção de vacinas”. Jornal “Diário Catarinense”; (https://www.nsctotal.com.br/noticias/como-funciona-um-laboratorio-de-producao-de-vacinas).
Participação das atividades de Extensão do Curso de Biomedicina da EPM/UNIFESP “Aspectos gerais sobre doenças tropicais negligenciadas e emergentes” com o tema “Zika”.
Erika Suzuki de Toledo
Patógenos em jogo – Desenvolvimento de jogos educativos sobre doenças infecciosas. SIEX 14545. Juntamente com a Professora Katia Oliveira, uma equipe de alunos de graduação, e eu, Erika Suzuki desenvolvemos um jogo educativo (Guerra dos Patógenos) que visa ensinar crianças e adolescentes sobre profilaxia e mecanismos de transmissão de doenças parasitárias. Com o jogo, temos realizados vários eventos para divulgação científica em escolas, feiras de ciências e congressos. https://www.patogenosemjogo.com.br/. . Estas atividades têm como objetivo produzir materiais educativos sobre doenças infecciosas. Os materiais produzidos pelos alunos do curso são revisados por professores do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da EPM/Unifesp e divulgados nas redes sociais pessoais dos alunos, do Programa em Microbiologia e Imunologia e no perfil do Instagram @extensao.mip.unifesp
Guerra dos Patógenos: Os parasitas atacam. Jogo educativo. Katia Cristina Pereira Oliveira Santos, Erika Suzuki e equipe Patógenos em Jogo.https://www.patogenosemjogo.com.br/
Responsável pelo perfil no Instagram @extensao.mip.unifesp. Este perfil tem como objetivo divulgar: i) as atividades de extensão realizadas pelos professores do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da EPM/Unifesp; e ii) materiais informativos sobre doenças infecciosas para a população em geral.
Karina Ramalho Bortoluci
- Karina Bortoluci – Participação no Programa Combate ao Coronavirus da Rede Globo, 9 de abril de 2020. https://globoplay.globo.com/combate-ao-coronavirus/t/dNbXKsnNZx/
- Karina Bortoluci Entrevista BandNews – “Doenças do sistema imunológico podem agravar o quadro de COVID-19”, 14 de abril de 2020. https://bandnewsfm.band.uol.com.br/2020/04/14/doencas-do-sistema-imunologico-podem-agravar-o-quadro-de-covid-19/
- Karina Bortoluci Entrevista O GLOBO – Papel de Antibody-Dependent Enhancement na na COVID19, 16 de abril de 2020. https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/coronavirus-pode-usar-tatica-similar-da-dengue-para-sabotar-sistema-imune-24363534
- Karina Bortoluci Participação no Podcast Quarentenando – BandNews FM, 14 de abril de 2020. https://bandnewsfm.band.uol.com.br/2020/04/14/doencas-do-sistema-imunologico-podem-agravar-o-quadro-de-covid-19/
- Karina Bortoluci Entrevista para Revista Veja – “Coronavírus: muito além dos pulmões”, 20 de julho de 2020. https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-muito-alem-dos-pulmoes/
- Karina Bortoluci Participação em Coletiva de Imprensa – Soluções de Saúde para COVID-19, 6 de abril de 2020. https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/04/coletiva-de-imprensa-com-imunologistas-brasileiros-e-alvo-de-ataque-no-zoom.shtml
- Karina Bortoluci Entrevista para Revista Veja – “Coronavirus: O que esperar da vacina?”, 16 de outubro de 2020. https://saude.abril.com.br/especiais/coronavirus-o-que-esperar-da-vacina/
- Karina Bortoluci Trajetória na carreira acadêmica; entrevista ao vivo em Live do Instagram: Quarentenando com a BUD. (Rede social); https://www.instagram.com/p/CAtDfWoDxll/
- Karina Bortoluci. Conscientização em tempos de pandemia; entrevista ao vivo em Live do Instagram: Ciência e Consciência em tempos de pandemia. (Rede social). https://www.instagram.com/tv/CALKwLKn9nI/utm_source=ig_web_copy_link
- Karina Bortoluci. Conscientização e qualidade de vida em tempos de pandemia. entrevista ao vivo em Live do Instagram Yoga com Ciência. (Rede social). https://www.instagram.com/tv/CAdouubAQyt/utm_source=ig_web_copy_link
- Karina Bortoluci. entrevista ao vivo em Live do Instagram Tema: Ciência e qualidade de vida em tempos de pandemia. (Rede social). https://www.instagram.com/stories/highlights/17872250431722362/
- Karina Bortoluci. entrevista ao vivo em Live do Instagram Yoga com(Ciência). Tema: Percepções sobre valorização da ciência, qualidade de vida e cura. (Rede social). https://www.instagram.com/stories/highlights/17872250431722362/
- Karina Bortoluci. entrevista ao vivo em Live do Instagram Tema: Agosto Laranja – Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. (Rede social). @yogasembarreiras
14.Karina Bortoluci. entrevista ao vivo em Live do Instagram A importância da língua inglesa na carreira acadêmica. 2020. @scientificenglish
- Karina Bortoluci. entrevista ao vivo em Live do Instagram Papel dos inflamassomas no controle de infecções e vida acadêmica em tempos de pandemia @cursoimunousp
Membro titular do PodCast da Sociedade Brasileira de Imunologia – ImuneCast (plataformas Spotify e Podcast)
Idealizadora do Projeto de conscientização cientifica Yoga com(Ciência) – Instagram @yogacomciencia1
Coordenadora do Tema Inflamação do Projeto de Internacionalização Institucional (CAPES PrINT) da UNIFESP.
Coordenadora da série de webinários oferecidos pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI.Imunotalks).
Katia Cristina Pereira Oliveira Santos
Edutainment como ferramenta de educação em saúde. Organização: Instituto Federal de Rondônia e Fundação Universidade Federal de Rondônia – Dr. Diego Soares Carvalho e Dra. Osvanda Siva de Moura; live realizada por meio do google meets. data: 06/05/2020 horário: 20h.:
Guerra dos patógenos: um jogo que ensina ciência” – Organização: Escola Viverde (@escolaviverde), Dra. Anita Ortiz Zenorini data: 06/08/2020 horário: 9h.:
Saiba mais sobre Giardíase. Organização: Projeto Patógenos em jogo @patogenosemjogo data: 26/03/2020 horário: 17h .:
Perguntas e respostas sobre COVID-19. Organização Projeto Patógenos em jogo @patogenosemjogo data: 23/03/2020 horário: 17h. Tema:
Patógenos em Jogo/Guerra dos Patógenos; Katia C. P. Oliveira Santos e Erika S. Toledo
Projeto patógenos em jogo (desenvolvimento e jogos educativos para crianças e adolescentes); @patogenosemjogo
Realização de lives sobre doenças infecciosas.
Luis Mario Ramos Janini
Atuação em uma atividade de extensão da Biomedicina coordenada pela Profa Erika Suzuki. O assunto é doenças emergentes e trabalhei junto aos alunos nos assuntos Zika vírus e Coronavírus creio ser este o link do Instagram @extensao.mip.unifesp
Miriam Galvonas Jasiulionis
Orientação de aluna da TCC da Faculdade das Américas (FAM). Nome: Amanda Gomes Silva
Nilmar Silvio Moretti
Coordenador do Projeto de Extensão “Atlas Virtual como Ferramenta de Ensino aprendizagem em Parasitologia” (SIEX 12328), cujo objetivo é desenvolver materiais didáticos da área de parasitologia para serem disponibilizados de maneira ampla e gratuita para alunos de graduação, professores e profissionais da saúde. Neste projeto no ano de 2019 tivemos uma aluna bolsista PIBEX: Erika Costa Lomeu Curso de Ciências Biológicas – UNIFESP – Diadema Período bolsa: 01/05 até 01/12/19
Neste projeto no ano de 2020 tivemos uma aluna bolsista PIBEX: Erika Costa Lomeu Curso de Ciências Biológicas – UNIFESP – Diadema Período bolsa: 01/05 até 01/12/20
Suellen Rodrigues Maran Palestra Semana da Biomedicina – Universidade Santo Amaro – São Paulo – Brasil 14/10/20 com duração de 2h Título: Uso das lisinas desacetilases como alvos de drogas para Leishmanioses Idioma: Português
Bruno Souza Bonifácio Palestra Semana da Biomedicina – Universidade Santo Amaro – São Paulo – Brasil 14/10/20 com duração de 2h Título: Trypanosoma cruzi: quebrando paradigmas Idioma: Português
Nilmar Moretti Palestra Semana da Biomedicina – Universidade Santo Amaro – São Paulo – Brasil 13/10/20 com duração de 2h Título: Quero ser cientista, e agora? Idioma: Português Nilmar Moretti Palestra Disciplina de Pós-Graduação – Seminários de Biologia Celular IBCCF – UFRJ 24/11/20 com duração de 2h Título: Mecanismos epigenéticos de regulação da expressão gênica e domínios nucleares Idioma: Português
Nilmar Moretti Disciplina fora do PPG Disciplina de Pós-Graduação – Biologia Celular de Tripanosomatídeos PPG em Biociências e Biotecnologia – Instituto Carlos Chagas – Fiocruz/PR 17 a 28/08/20 com duração de 2h Idioma: Português
Lia Medeiros Ministrou disciplina em nosso PPG Disciplina de Pós-Graduação – Biologia Celular de Tripanosomatídeos 17 a 28/08/20 com duração de 2h Idioma: Português Nilmar Moretti Palestra Seminários da Sociedade de Pesquisas em Biologia Celular (SPBCel) – Unifesp 30/06/20 Idioma: Português
Renata Rosito Tonelli
Divulgando as doenças tropicais negligenciadas nas escolas de ensino médio.
Divulgar a as doenças parasitológicas nas escolas e ensinar como os parasitas e patógenos são transmitidos ao homem (mecanismos de transmissão) e profilaxia.
Além disso, divulgar o curso de Farmácia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) campus Diadema como uma interessante área de estudo e formação profissional aos jovens do ensino médio.
Aplicação do jogo “Patógenos em Guerra” no aprendizado da parasitologia no ensino fundamental Esta proposta objetiva usar o jogo patógenos em guerra para ensinar parasitologia em escolas públicas do ensino fundamental do município de Diadema.
Roberto Rudge de Moraes Barros
Projeto de Extensão: ATLAS VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PARASITOLOGIA. Colaborador no projeto de extensão. Elaboração de conteúdo – textos e imagens para o Atlas de Parasitologia virtual.
Projeto de Extensão do Curso de Biomedicina – UNIFESP EPM: revisão de material didático preparado pelos alunos do curso de ciências biológicas – modalidade médica. O material será divulgado eletronicamente, nas redes sociais (Facebook e Instagram) para divulgação científica e educação sobre temas de parasitologia.
Rosana Puccia
Atividade de extensão do Curso Biomédico em Doenças Neglicenciadas.
2019
Outras atividades de Inserção Social de docentes, discentes e Pós-Doutorandos
Alexandre Salgado Basso
Entrevista na mídia (http://agencia.fapesp.br/the-sympathetic-nervous-system-can-inhibit-the-action-of-defense-cells-in-autoimmune-disease/32206/)
Organização do IV Curso de Inverno sobre Assuntos atuais da Microbiologia, Imunologia e Parasitologia. O curso contribui com a atualização e formação de alunos de diversas Instituições de Ensino Superior de todo o país.
Assessoria / FAPESP
Parecer / Periódico Brain, Behavior and Immunity
Parecer / Periódico Brazilian Journal of Medical and Biological Research
Ana Flavia Popi
Visita Monitorada do Curso Biomédico; A atividade pretende apresentar o Curso de Biomedicina, e o nosso Departamento aos alunos do ensino médio.
Atividades de extensão desenvolvidas no curso de Biomedicina, EPM-UNIFESP, orientadas por docentes do Programa sobre o tema Vacinas. 2018.Como a Vacina BCG pode proteger seu Filho?, Febre Amarela, Tétano Difteria, Vacinas e seus Mitos, Gripe, Hepatite B, Poliomielite.
Disciplina de Pós-graduação Didática na Prática. Esta disciplina oferece aos alunos de PG a oportunidade de preparar e ministrar aulas teóricas e práticas em curso de atualização para professores da educação básica da rede pública de ensino.
Assessoria FAPESP – Quantidade não definida – idioma Português -12 meses – disponibilidade irrestrita Assessoria CNPq – Quantidade não definida – idioma Português -12 meses – disponibilidade irrestrita
Parecer Cell Biology International – quantidade 2 – idioma inglês – 2 meses – disponibilidade restrita
Frontiers in Immunology – quantidade 1 – idioma inglês – 2 meses – disponibilidade restrita
Beatriz E. Cabilho Guth
Atividades de extensão desenvolvidas no curso de Biomedicina, EPM-UNIFESP, orientadas por docentes do Programa sobre o tema Vacinas. 2018.Como a Vacina BCG pode proteger seu Filho?, Febre Amarela, Tétano Difteria, Vacinas e seus Mitos, Gripe, Hepatite B, Poliomielite.
Clara Lúcia Barbiéri Mestriner
Projeto de Extensão; “Atlas Virtual como ferramenta de Ensino-aprendizagem em Parasitologia”, cujo objetivo é desenvolver materiais de Parasitologia para professores e alunos. O projeto envolve a participação de 5 alunos de graduação, sendo 4 alunos da UNIFESP e 1 de outra Instituição, 1 aluno de PG e 3 professores (2 do nos PPG e um de outro PPG). Desde do início do projeto (final de 2016) já fomos comtemplados por dois anos consecutivos com 2 bolsas de PIBEX – UNIFESP
Projeto de Extensão; “Atividade de extensão no Curso de Biomedicina – EPM/UNIFESP – Visa a produção de infográficos e vídeos para divulgação sobre profilaxia e mecanismos de transmissão de doenças infecciosas para população em geral. Este material foi publicado em redes sociais e na página do programa.
Assessoria: Agência: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).Quantidade: 6; Idioma: Português; Divulgação: Meio Digital Parecer:
Periódicos: Frontiers in Cellular and Infection Microbiology; Plos Neglected Tropical diseases. Quantidade: 2. Idioma: Inglês. Divulgação: Meio Digital.
Daniela Santoro Rosa
Desenvolvimento de curso on-line de Imunologia que será disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Imunologia
Daniela Santoro Rosa; Desvendando o Autismo- Vacina não apresenta risco. Artigo em revista; Revista Super Saudável, p.10 – 10; Brasil; Português. –
Daniela Santoro Rosa; Por que as pessoas estão tomando menos vacina. Artigo em revista; Revista Saúde, Brasil; Português,; https://saude.abril.com.br/medicina/por-que-as-pessoas-estao-tomando-menos-vacina/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification –
Daniela Santoro Rosa; Dona Ciência No 10, título “Vacinação”; Gibi; Extensão; Brasil; Português. –
Daniela Santoro Rosa, Silvia Beatriz Boscardin; Princípios e aplicações da citometria de fluxo; Disciplina na pós-graduação oferecida simultaneamente a alunos da UNIFESP (DMIP) e USP (Biologia da relação patógeno hospedeiro). –
Daniela Santoro Rosa, Entrevista na mídia; Tema: É seguro se vacinar?; Brasil; Português, (http://projetoimunologianasescolas.blogspot.com/2019/09/e-seguro-se-vacinar-entrevista-com-dra.html) – Daniela Santoro Rosa, Entrevista na mídia; “Sarampo: quem deve tomar a vacina e quais são os principais sintomas”; Brasil; Português, (https://jovempan.uol.com.br/noticias/brasil/sarampo-quem-deve-tomar-a-vacina-e-quais-sao-os-principais-sintomas.html).
Parecer; Expert Review in Vaccines; Inglês; meio digital –
Parecer; Scientific Reports; Inglês; meio digital –
Parecer; Review Applied Microbiology and Biotechnology; Inglês; meio digital –
Parecer; FAPESP; Português; meio digital
Elaine Gadelupe Rodrigues
Assessoria- Parecer científico de manuscrito para publicação no periódico Medical Mycology; Inglês. Quantidade: 1
Assessoria- Parecer científico de manuscrito para publicação no periódico Infectious Disorders-
Drug Targets ; Inglês. Quantidade: 2
Assessoria- Parecer científico de manuscrito para publicação no periódico Aging; Inglês. Quantidade: 1
Assessoria – Parecer científico para projetos a serem financiados pela FAPESP, de projetos regulares, PPSUS, INCT-INOTE e auxílio participação em congresso. Português. Quantidade: 5
Assessoria – Parecer científico para projetos a serem financiados pela FACEPE, de projetos regulares e bolsas. Português. Quantidade: 2
Assessoria – Parecer científico para Bolsas a serem financiadas pelo CNPq, de produtividade e pós-doutorado júnior, todas no país. Português. Quantidade: 3
Assessoria – Parecer científico para projetos a serem financiados pela FIOCRUS, PROGRAMA INOVA, para projetos inovadores. Português. Quantidade: 1
Assessoria – revisor externo para acompanhamento científico de aluno cursando graduação em BIOMEDICINA-UNIFESP, apresentação de projeto e relatório contendo dados experimentais, para finalização do curso. Português. Quantidade: 1
Erika Suzuki de Toledo
Patógenos em Jogo/Guerra dos Patógenos; Katia C. P. Oliveira Santos e Erika Suzuki de Toledo coordenam o projeto de Extensão SIEX 14545 intitulado “Desenvolvimento de jogos educativos sobre doenças infecciosas”. Alunos de graduação e pós-graduação da UNIFESP e de outras universidades foram recrutados para a execução deste projeto, também conhecido popularmente como Patógenos em Jogo. A partir deste projeto foi desenvolvido o jogo “Guerra dos Patógenos” que visa ensinar crianças e adolescentes conceitos de Parasitologia, mecanismos de transmissão e profilaxia de forma lúdica. Com este jogo, foram realizados vários eventos na UNIFESP com o público alvo, oriundo de escolas públicas e particulares, atingindo desta maneira centenas de crianças e adolescentes. Em 2019, o jogo “Guerra dos Patógenos” será produzido em larga escala com a parceria da OSCIP Instituto Trata Brasil e os jogos serão distribuídos gratuitamente para escolas pré-selecionadas. No final do desenvolvimento do jogo, também houve a participação de outros docentes deste programa para a revisão de conceitos.
Atividades de extensão no curso de Biomedicina; Sob a supervisão de vários docentes do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia, alunos do curso de graduação em Biomedicina produziram vídeos e infográficos sobre vacinas. Este material visa divulgar a importância da vacinação como profilaxia de várias doenças. Este material foi publicado em redes sociais e na Página do programa.
Membro da Comissão Curricular do Curso de Biomedicina da UNIFESP; nov/13; atual; Brasil
PATINI, D. ; REIPERT, A. ; SANTOS, KCPO ; CARDOSO, E. ; SUZUKI, E . Batalhas educativas. Entrevista em revista. Extensão. Unifesp. Revista Entreteses – Edicao 12. São Paulo. 2019. Link: https://www.unifesp.br/edicao-atual-entreteses/item/4229-batalhas-educativas
Membro da Comissão Curricular do Curso de Biomedicina da UNIFESP; nov/13; atual; Brasil
Patógenos em jogo – Desenvolvimento de jogos educativos sobre doenças infecciosas. SIEX 14545. Juntamente com a Professora Katia Oliveira, uma equipe de alunos de graduação, e eu, Erika Suzuki desenvolvemos um jogo educativo (Guerra dos Patógenos) que visa ensinar crianças e adolescentes sobre profilaxia e mecanismos de transmissão de doenças parasitárias. Com o jogo, temos realizados vários eventos para divulgação científica em escolas, feiras de ciências e congressos. https://www.patogenosemjogo.com.br/.
Guerra dos Patógenos: Os parasitas atacam. Jogo educativo. Katia Cristina Pereira Oliveira Santos, Erika Suzuki e equipe Patógenos em Jogo.https://www.patogenosemjogo.com.br/
Assessoria para FAPESP e CNPq
Ieda Longo Maugéri
Programa de Extensão curso de inverno do Programa de Pós- Graduação em microbiologia e Imunologia da Unifesp.
Isabel Scaletsky
Chefia do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, EPM-UNIFESP, 2019-2021
José Franco da Silveira Filho
Membro da Coordenação da Área de Saúde FAPESP – Vigência 2008- em andamento.
Recredenciamento dos laboratórios do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, RJ, 2018- pontual.
Recredenciamento dos laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, RJ, 2018- pontual
Coordenador- Coordenação da área da Saúde da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Coordenador. 01/08/2008-31/05/2019.
Julia Pinheiro Chagas da Cunha
“Projeto Cientistas Mirins”, no período de 12/setembro a 9/novembro de 2018 realizou o “Projeto Cientistas Mirins do Butantan” no CCI (creche) do I. Butantan. Foram realizadas 10 aulas-atividades que se enquadraram dentro da área de “Natureza e Sociedade” presente na Base Nacional Curricular Comum proposta pelo MEC. Tal projeto teve como objetivo central desenvolver nas crianças o pensamento cientifico de questionamento, investigação, observação, formação de hipóteses e conclusões. Para tal, utilizamos como “pano de fundo” a viagem de Charles Darwin no HMS Beagle nos anos 1831-1836 quando este tinha apenas 22 anos.
Assessoria; FAPESP; 2; Português; 2 meses; restrito; NA; NA.
Parecer; XXXV Reunião Annual da SBPZ; 8; Inglês; 2 dias; Restrito; NA; Não.
Parecer; Experimental Parasitology; 1; Inglês; 1; restrito; NA; NA.
Parecer; PlosOne; 1; Inglês; 1; restrito; NA; NA. Parecer;
Journal of Proteomics; 1; Inglês; 1; restrito; NA; NA.
Luis Mario Ramos Janini
Atividades de extensão desenvolvidas no curso de Biomedicina, EPM-UNIFESP, orientadas por docentes do Programa sobre o tema Vacinas. 2018.Como a Vacina BCG pode proteger seu Filho?, Febre Amarela, Tétano Difteria, Vacinas e seus Mitos, Gripe, Hepatite B, Poliomielite.
Karina Ramalho Bortoluci
Coordenadora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq); 04/2017- 01/10/2018
Coordenadora e Idealizadora do Projeto Yoga Com Ciência Projeto de conscientização da Sociedade a respeito de Temas de saúde envolvendo a Imunologia – Temas ministrados em aulas abertas de Yoga no Parque Ibirapuera
FAPESP; Parecerista ad hoc; 2008-atual
CNPq; Parecerista ad hoc; 2006-atual
Katia Cristina Pereira Oliveira Santos
Patógenos em Jogo/Guerra dos Patógenos; Katia C. P. Oliveira Santos e Erika Suzuki de Toledo coordenam o projeto de Extensão SIEX 14545 intitulado “Desenvolvimento de jogos educativos sobre doenças infecciosas”. Alunos de graduação e pós-graduação da UNIFESP e de outras universidades foram recrutados para a execução deste projeto, também conhecido popularmente como Patógenos em Jogo. A partir deste projeto foi desenvolvido o jogo “Guerra dos Patógenos” que visa ensinar crianças e adolescentes conceitos de Parasitologia, mecanismos de transmissão e profilaxia de forma lúdica. Com este jogo, foram realizados vários eventos na UNIFESP com o público alvo, oriundo de escolas públicas e particulares, atingindo desta maneira centenas de crianças e adolescentes. Em 2019, o jogo “Guerra dos Patógenos” será produzido em larga escala com a parceria da OSCIP Instituto Trata Brasil e os jogos serão distribuídos gratuitamente para escolas pré-selecionadas. No final do desenvolvimento do jogo, também houve a participação de outros docentes deste programa para a revisão de conceitos.
Patógenos em Jogo/Guerra dos Patógenos; Katia C. P. Oliveira Santos e Erika
Oliveira, Katia C. Patógenos em jogo: uma experiência em extensão universitária. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra) 18o encontro USP-Escola.
OLIVEIRA, K. C. Programa Nacional Jovem da Rádio Nacional da Amazônia. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OLIVEIRA, K. C. . Matéria em Revista Nova Escola. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). OLIVEIRA, K. C. ; Suzuki, E. . Matéria na Revista Entreteses. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Aplicação do Jogo Guerra dos Patógenos em alunos do ensino fundamental II na FIAP School. Novembro de 2019.
Lucio Holanda Gondim de Freitas Junior
Luis Mario Ramos Janini
Revisor da FAPESP de auxílios e bolsas
Luiz R. R. G. Travassos
Bolsa de Produtividade Científica 1A e Reserva Técnica CNPq
Acordo de cooperação científica UNIFESP-Recepta Biopharma SA estabelecido com a FAP-UNIFESP 2009-2019 Coordenador Luiz R Travassos Brasil
Miriam Galvonas Jasiulionis
Murine models to explore melanoma progression and tumor microenvironment; Palestra; Extensão; 20h; FAPESP; Maksoud Plaza Hotel; São Paulo
Molecular profiling of murine melanoma progression identifies independent prognostic factors for melanoma patients; Palestra; Extensão; 30h; SBBC; Maksoud Plaza Hotel; São Paulo
Comprehensive molecular profiling of murine melanoma progression identifies independent prognostic factors for melanoma patients; Extensão; 40h; UFPR; UFPR; Curitiba
SIRT1 regulates Mxd1 throughout melanoma progression; Extensão; 30h; Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; São Paulo
Epigenômica: conceitos básicos; Aperfeiçoamento; 90h; UNIFESP; Curso de Patologia Geral e Investigativa Programa de Pós-Graduação em Patologia UNIFESP; São Paulo
Cursos: Autor: Miriam Galvonas Jasiulionis. Título: “Alterações epigenéticas no câncer”. Realização: V Curso de Verão em Oncologia Molecular – ICESP. Duração: 90 min. Instituição: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP. Local: ICESP. Cidade: São Paulo. País: Brasil. Idioma: Português. Período: 28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019. Divulgação: site. Nome de outros participantes: -. Vinculado ao trabalho de conclusão: Não.
Disciplinas fora do programa:
Autor: Miriam Galvonas Jasiulionis. Título: “Desvendando o epigenoma na saúde e na doença: seu valor no diagnóstico, prognóstico e terapia”. Realização: Departamento de Ginecologia e Programa de Pós-Graduação em Ginecologia – EPM/UNIFESP. Duração: 120 min. Instituição:UNIFESP. Local: EPM/UNIFESP. Cidade: São Paulo. País: Brasil. Idioma: Português. Período: 02 de maio de 2019. Divulgação: -. Nome de outros participantes: -. Vinculado ao trabalho de conclusão: Não. Autor: Miriam Galvonas Jasiulionis. Título: “Bases moleculares do câncer”. Realização: Departamento de Ginecologia e Programa de Pós-Graduação em Ginecologia – EPM/UNIFESP. Duração: 150 min. Instituição:UNIFESP. Local: EPM/UNIFESP. Cidade: São Paulo. País: Brasil. Idioma: Português. Período: 19 de setembro de 2019. Divulgação: -. Nome de outros participantes: -. Vinculado ao trabalho de conclusão: Não.
Autor: Miriam Galvonas Jasiulionis. Título: “Epigenômica: conceitos básicos”, na Disciplina “Patologia geral e investigativa”. Realização: Programa de Pós-Graduação em Patologia – EPM/UNIFESP. Duração: 120 min. Instituição: UNIFESP. Local: EPM/UNIFESP. Cidade: São Paulo. País: Brasil. Idioma: Português. Período: 06 de junho de 2019. Divulgação: -. Nome de outros participantes: -. Vinculado ao trabalho de conclusão: Não.
Autor: Miriam Galvonas Jasiulionis. Título: “Mecanismos de Controle da Expressão Gênica – Epigenética”, na Disciplina “Bases do Diagnóstico Molecular e Hormonal com Aplicações na Prática Clínica“. Realização: Programa de Pós-Graduação em Endocrinologia – EPM/UNIFESP. Duração: 90 min. Instituição: UNIFESP. Local: EPM/UNIFESP. Cidade: São Paulo. País: Brasil. Idioma: Português. Período: 26 de setembro de 2019. Divulgação: -. Nome de outros participantes: -. Vinculado ao trabalho de conclusão: Não.
Autor: Miriam Galvonas Jasiulionis. Título das aulas: “Conceitos básicos de epigenética”, “Metologias para estudo de marcas epigenéticas”, “Relação entre metabolismo e epigenética”, “O papel da epigenética no câncer”, na Disciplina “Marcas epigenéticas: manutenção da estabilidade do genoma e regulação da atividade gênica“, “Terapia epigenética”, “Modulação epigenética da relação entre estresse celular e transformação maligna”. Realização: Programa de Pós-Graduação em Farmacologia – EPM/UNIFESP. Duração: 120 horas. Instituição: UNIFESP. Local: EPM/UNIFESP. Cidade: São Paulo. País: Brasil. Idioma: Português. Período: 01 de outubro a 03 de dezembro de 2019. Divulgação: -. Nome de outros participantes: -. Vinculado ao trabalho de conclusão: Não.
Assessoria. Agência: FAPESP.
Assessoria. Agência: CNPq.
Assessoria. Agência: European Science Foundation (ESF).
Assessoria. Journal: Oncogenesis.
Assessoria. Journal: Redox Biology.
Assessoria. Journal: Scientific Report.
Nilmar Silvio Moretti
Coordenador do projeto de extensão “Atlas Virtual como ferramenta de Ensino-aprendizagem em Parasitologia”, cujo objetivo é desenvolver materiais de Parasitologia para professores e alunos. O projeto envolve a participação de 5 alunos de graduação, sendo 4 alunos da UNIFESP e 1 de outra Instituição, 1 aluno de PG e 3 professores (2 do nos PPG e um de outro PPG). Desde do início do projeto (final de 2016) já fomos comtemplados por dois anos consecutivos com 2 bolsas de PIBEX – UNIFESP
Coordenador do Projeto de Extensão “Atlas Virtual como Ferramenta de Ensino aprendizagem em Parasitologia” (SIEX 12328), cujo objetivo é desenvolver materiais didáticos da área de parasitologia para serem disponibilizados de maneira ampla e gratuita para alunos de graduação, professores e profissionais da saúde. Neste projeto no ano de 2019 tivemos uma aluna bolsista PIBEX: Erika Costa Lomeu Curso de Ciências Biológicas – UNIFESP – Diadema Período bolsa: 01/05 até 01/12/19
Assessoria Agência: FAPESP Quantidade: 21 Idioma: português Assessoria
Cell Biology International Quantidade: 01 Idioma: Inglês
Assessoria Memórias do Instituto Oswaldo Cruz Quantidade: 01
Assessoria PLoS Pathogens Quantidade: 01
Assessoria Frontiers in Microbiology Quantidade: 01
Assessoria Agência: PIBEX – UNIFESP Quantidade: 03 Idioma: Português
Assessoria Agência: PIBIC – UNIFESP Quantidade: 03 Idioma: Português
Renato Arruda Mortara
Atividades de extensão desenvolvidas no curso de Biomedicina, EPM-UNIFESP, orientadas por docentes do Programa sobre o tema Vacinas. 2018., “O que é a gripe? Febre Amarela, Tétano Difteria, Vacinas e seus Mitos, Gripe, Hepatite B, Poliomielite.
Assessoria / FAPESP, Capes e CNPq
Assessoria Plos Neglected Diseases, Plos Pathogens, mBio, eLife, Parasites & Vectors
Roberto Rudge de Moraes Barros
Assessoria científica; FAPESP; 5; português/ inglês
Rosa Maria Silva
Parecer; FAPESP; dois; português. Parecer; Journal of Global Infectious Diseases; 3; inglês; digital. Parecer; BMC Infectious Diseases; 1; inglês; digital. Parecer; Journal of Applied Microbiology, 1; inglês; digital.
Rosana Puccia
Coordenadora do Curso de Inverno para alunos de graduação de todo país. Curso oferecido pelo Programa de Microbiologia e Imunologia da UNIFESP.
Sergio Schenkman
1) Parecer sobre o programa de Pós-Graduação da FMRP-USP em Maio/2019.
2) Assessor de Projeto (confidencia) Medical Research Council, Reino Unido
Tânia Aparecida T.G Amaral
Participação no Curso de Inverno “Assuntos Atuais da Microbiologia, Imunologia e Parasitologia”, Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia, supervisão de aula de pós-doutorandos.
Assessoria / FAPESP e CNPq
Membro da Comissão de Avaliação de Bancas Examinadoras para Concursos de Professores Adjuntos da Escola Paulista de Medicina.
Membro da Comissão de Credenciamento e Recredenciamento de Orientadores para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola Paulista de Medicina.
Reforma de dois laboratórios na disciplina de Microbiologia, Finalidade: alocação de novo docente, Local: Disciplina de Microbiologia, Fonte de financiamento: CAPES (R$ 8 MIL) E EXTERNA (R$ 21 MIL)
Valquiria Bueno
REVISÃO DE MANUSCRITO; Immunity & Ageing; 1, INGLÊS, 1 MÊS, DIGITAL
Wagner Luiz Batista
Aquisição e Instalação de Microscópio Confocal no Laboratório de Microscopia Confocal/UNIFESP Diadema. Local: Ed. Pesquisa José Alencar, quarto andar. Valor R$1.609.767,21. Projeto financiado pela FINEP (FINEP RPMI n. 04.13.0078.00). Coordenado do subprojeto LMC-Diadema.