Exames de Ingresso
Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia
- Próximo Exame de Ingresso na Pós-Graduação: 01/08/2022(segunda-feira), das 8h30 às 11h30
- Próximo Exame de Ingresso no Doutorado: 15/08/2022 (segunda feira), das 8h30 às 11h30
O/A candidato/a interessado/a no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia deverá inicialmente ser aceito por um orientador(a) credenciado no Programa (www.microimunounifesp.com.br/home/sobre-nos/docentes/), que poderá exigir a realização de um estágio prévio e carta de recomendação. Não há número pré-fixado de vagas.
O/As interessado/as em realizar os Exames de Ingresso na Pós-Graduação e/ou no Doutorado deverão inscrever-se por e-mail para a coordenadora do Programa ([email protected]) com a autorização do orientador(a) assinada e preenchida para os itens solicitados.
Período de inscrição:
- De 13/06/2022 a 25/07/2022
Poderão fazer o Exame de Ingresso na Pós-Graduação o/as candidato/as a Mestrado e Doutorado que ainda não estejam matriculados no Programa e que já possuam comprovante/certificado do término do curso de graduação.
A Prova de Ingresso será realizada por via remota e constará de 5 questões dissertativas, sendo uma em Inglês. Os pontos abordados na Prova de Ingresso foram atualizados e podem ser acessados na página do programa. Candidatos serão considerados aprovados quando atingirem nota igual ou superior a sete (7,0) na prova.
Estarão apto/as a realizar a Prova de Ingresso no Doutorado:
- Candidato/as que forem aprovados com nota igual ou superior a sete(7,0) na Prova de Ingresso e desejam fazer o Doutorado Direto;
- Candidato/as que já possuem o título de Mestre comprovado de qualquer Instituição e um orientador(a) disponível do Programa.
A Prova de Ingresso no Doutorado será realizada por via remota, e será realizada em duas fases, constando de uma prova dissertativa baseada na interpretação de figuras trazendo resultados científicos. Os/As candidatos/as que apresentarem desempenho satisfatório na prova escrita serão convocados para uma entrevista por membros da CEPG.
As provas do Programa serão avaliadas por membros da CEPG e orientadore/as do Programa que definirão os critérios de correção. As notas finais serão divulgadas ao término de todo o processo. Caberá ao candidato/a o direito de rever suas próprias provas.
As notas dos exames, em ordem decrescente, servirão de base para a distribuição de bolsas CAPES disponíveis no Programa.
Acesse os links para:
Autorização de seu orientador(a) (Clique Aqui para ver a autorização do Orientador).
Bibliografia referente à prova de ingresso atualizada em setembro de 2020 (Clique aqui para ver Bibliografia referente à prova),
Normas atualizadas em 2014 (Clique aqui para ver o Regulamento do Programa).